
As piscinas naturais da Barra da Lagoa, em Florianópolis, são um verdadeiro paraíso entre as praias de Prainha e Galheta. Esse recanto paradisíaco atrai a cada temporada novos turistas. Na realidade, é uma formação geológica do costão que propicia o surgimento de pequenas bacias. Elas se formam pela posição do mar. Quando a maré sobe, a água enche e quando desce fica represada.
A trilha até as piscinas é bem tranquila. O caminho começa na Praia da Barra da Lagoa na passarela que atravessa o canal da Barra. Em seguida é só seguir a sinalização rumo à Prainha, cruzando pelo caminho estreito entre diversas pousadas da região. Depois, a trilha cruza um pequeno pórtico e segue pela mata, sempre muito bem definida e leve.
Ao todo a trilha das piscinas naturais tem 1 quilômetro de extensão. Em diversos trechos, o caminho tem tocos de madeira que formam degraus e tornam ainda mais fácil a caminhada. Não há dúvidas, basicamente qualquer pessoa, com calma, pode fazer a trilha até as piscinas.
Ao final da trilha, chega-se a uma grande pedra de onde é possível ver as piscinas naturais mais abaixo e toda a costa da Praia da Barra da Lagoa e do Moçambique. Para chegar até as piscinas, basta seguir mais 2 ou 3 minutos até a beira do costão.
Como a trilha é bem curta e tranquila, não exigirá grandes esforços. Mas sempre é recomendado levar água e usar um tênis leve de caminhada. Uma canga também pode ser útil para sentar sobre as pedras e se proteger do calor.
Atenção ao horário. As piscinas naturais da Barra da Lagoa já deixaram há alguns anos de ser um lugar desconhecido. Pelo contrário, em dias de verão são muitas as pessoas que vão lá. Então, busque ir cedo e aproveitar o tempo por lá antes do meio-dia. Será mais tranquilo e menos tumultuado.